O e n s e m b l e
Ars Lusitana é um ensemble de constituição variável dedicado à investigação e recuperação do património musical português.
Fundado por Maria Bayley, o ensemble propõe um diálogo directo com as fontes: uma investigação inicial que visa trazer à luz música pouco conhecida ou negligenciada, passando pela investigação de contextos, métodos pedagógicos históricos e, sempre que possível, a leitura directamente das fontes musicais; e terminando na performance em concerto de música portuguesa, por vezes apresentada em paralelo com repertórios contemporâneos de outros países europeus.
Ars Lusitana apresentou-se em concerto em vários países, em festivais como o ciclo Música Antica da Camera (Voorschoten, Países Baixos), o ciclo de Música Antiga da Catedral de Valência (Espanha), o ciclo "Art et Leonhard" (Basileia, Suíça), o ciclo Sons Antigos a Sul (Lagos, Portugal), Festival de Música Antiga de Daroca (Espanha), o Ciclo de Música Antigua de Guadalajara (Espanha), Festival Estoril-Lisboa (Lisboa, Portugal), Cistermúsica (Portugal), Festival de Órgão da Madeira (Funchal, Portugal), entre outros.
Apresentou programas variados, de carácter sacro e camerístico, desde ofícios de missas e vésperas a repertório dos cancioneiros, madrigais, obras instrumentais, entre outros. Participou na gravação integral da obra de Manuel Rodrigues Coelho, juntamente com o organista André Ferreira.
O ensemble tem também como missão desenvolver actividades pedagógicas, tendo realizado workshops em Portugal centrados na temática da música Renascentista.
Encontra-se em preparação a gravação do seu próximo álbum, apoiado pela DGArtese o projecto Mundos & Fundos da Universidade de Coimbra.